Doutrina sobre Batalha Espiritual II

2 Princípios de Batalha


1. - A vontade de Deus é que todos os cristãos sejam "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" (Efésios 6:10). Não há razão para que o cristão seja derrotado e destruído pelo poder de satanás. Devemos permanecer como inimigos fortes e decididos de todos os propósitos dele. Sua mais sofisticada estratégia e seu poder mais concentrado não representa nenhuma ameaça para nós, se estivermos "fortalecidos no Senhor". A Força do Senhor, é todo o poder de que podemos precisar, e temos isso à nossa disposição se estamos em Sua presença!

A guerra contra satanás sempre precisa ser vista nesta perspectiva. Enquanto estivermos usufruindo dos recursos que nos foram oferecidos, quando a fumaça desaparecer do campo de batalha, ainda estaremos de pé, o inimigo baterá em retirada, e no fim será esmagado sob nossos pés (Romanos 16:20).

2. - Ter um entendimento bíblico do que estamos combatendo. A Bíblia nos diz:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" (Efésios 6.10).

Devemos, portanto, colocar toda a armadura de Deus para podermos permanecer diante das ciladas do diabo. A palavra "ciladas" transmite a idéia de um inimigo astuto, traiçoeiro e ardiloso. Ele é extremamente sutil e esperto nos seus métodos de agir contra nós. Podemos ver isto vez após vez na prática. Com os cristãos, ele tem o maior prazer em trabalhar simultaneamente nos dois extremos contra a posição de equilíbrio. Por exemplo, satanás faz igualmente bem o papel de tentador e de acusador. Como tentador, deleita-se em injetar nas nossas mentes pensamentos e desejos perversos. Depois como acusador, adora se escarnecer de nós, mostrando que tipo de pessoa desprezível somos por termos abrigado pensamentos tão maldosos e pecaminosos. Devemos estar preparados para combater suas estratégias mais traiçoeiras, covardes, e sutis contra nós, o que só poderemos discernir claramente quando o Senhor ilumina sua Palavra e nos concede Sua sabedoria.

Este entendimento do nosso inimigo também inclui uma consciência das potestades das trevas que agem junto com ele no seu reino das trevas. Efésios 6.12 nos mostra um dos quadros mais claros de todas as Escrituras a respeito deste reino. Nossa guerra não é uma batalha contra inimigos de carne e sangue. Quanto mais fácil seria, se fosse assim! Se você pudesse pelo menos ver seus inimigos, e saber quando estão próximos, assim como vê outros seres humanos! Mas o reino de satanás é um reino de seres espirituais que não podem ser vistos ou tocados materialmente.

Escritores de livros de suspense já usaram muitas vezes a idéia de uma pessoa invisível, mostrando as enormes vantagens que esta teria sobre os mortais comuns. Os seres demoníacos são espíritos, invisíveis, imateriais, mas não menos reais. Lutamos e haveremos de lutar muito contra eles ainda até Jesus voltar.

Estes seres espirituais também são muito estruturados, organizados e disciplinados. Percebemos este fato pela maneira em que os inimigos que estão sob o controle de satanás são mencionados em Efésios 6.12. Vemos um quadro muito semelhante ao que existe numa organização militar. É como num país, onde o Presidente é o comandante supremo de todas as forças armadas, e abaixo dele há os generais, almirantes, outros oficiais, e finalmente o soldado raso.

Em Efésios 6, temos uma hierarquia semelhante. Satanás é o comandante supremo das forças das trevas. É o estrategista superior, e abaixo dele há todo um sistema organizado e disciplinado para executar os seus desejos.

O primeiro nível abaixo de satanás é um grupo de comandantes chamados principados ou príncipes. Estes seres poderosos têm enorme responsabilidade e poder para conduzir os interesses do diabo. Cremos que há diferentes níveis de autoridade entre estes príncipes. Temos uma pequena idéia da sua maneira de agir, e do seu poder, no relato registrado em Daniel 10, onde o mensageiro angélico enviado por Deus para falar com Daniel encontrou resistência da parte do "príncipe da Pérsia", que tipifica um demônio principe (chefe daquela região). Quando finalmente chegou, depois de três semanas, o Anjo explicou a Daniel que demorou por causa da luta com o esse demônio. Só depois que Miguel, o Arcanjo veio ajudá-lo, é que pode vencer este demônio, e poder completar assim a sua jornada e chegar até Daniel.

Isto não sugere que satanás tem um príncipe sobre cada nação, responsável por executar seus planos diabólicos contra aquela nação? Abaixo dele há outros príncipes que conduzem os planos de satanás contra a estrutura política, ou contra a estrutura educacional, ou contra a estrutura de entretenimento daquele país.

O próximo nível abaixo nesta estrutura organizada do mal são as potestades. Estas são provavelmente mais numerosas e um pouco menos independentes e poderosas que os príncipes. Entretanto, o próprio nome sugere uma atividade muito forte que são capazes de exercer contraos cristãos.

Depois das potestades vêm os dominadores deste mundo tenebroso. Estes seres são bem mais numerosos; porém são os verdadeiros executores no nível de comando. No exército, seriam semelhantes aos tenentes e sargentos. Estes dominadores das trevas têm diretamente sob seu comando um vasto exército de seres espirituais no último nível, chamados de forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Entendemos que estes são os demônios mencionados tantas vezes durante o ministério do Senhor na terra. Existem multidões numerosas destes seres, tantos que uma legião habitava num só homem, de acordo com Marcos 5.9.

Estas são as forças espirituais do mal contra as quais devemos batalhar. De fato, a Palavra apresenta um quadro temível deste sistema invisível, astuto, e altamente organizado, contra o qual estamos posicionados. Não temos a escolha de permanecermos neutros ou indiferentes; o inimigo pressiona e traz a batalha até nós, e é o propósito e desejo soberano de Deus que entremos para combater um bom combate.

A Palavra de Deus

A Palavra de Deus
Vida e Esperança aos PMs de SP

Sede Mundial

Sede Mundial
Novo templo da ISOSED Maringá-PR

Só o Senhor é Deus

Só o Senhor é Deus
Igreja em Itapetininga-SP

Dias e locais de culto

Dias e locais de culto