Doutrina sobre Batalha Espiritual III

Doutrina sobre Batalha Espiritual


NOSSA BATALHA

2 Extremos da Batalha

Quando se trata de aprender melhor como combater a satanás, o cristão precisa fugir com muito cuidado de dois extremos. O primeiro é a tendência de ignorar este inimigo, e tratar todo o assunto de demonologia com indiferença. Uma das estratégias mais astutas de satanás é nos deixar ignorantes do seu poder e modo de agir. Uma vez alguém disse que se ele se envolvesse tão-somente com o Evangelho, se procurasse alcançar almas, e se colocasse toda sua atenção na pessoa do Senhor Jesus Cristo, não teria de se preocupar muito com satanás.

Tal opinião parece muito piedosa e espiritual, mas na verdade é contrária às Escrituras e é muito perigosa. Qualquer cristão que decide se ocupar com o Evangelho, com ganhar almas perdidas, e com o conhecer mais sobre Jesus, se torna um alvo especial de satanás. Ignorar as armas que o Senhor providenciou para a guerra contra esse inimigo e seu reino é suicídio espiritual. Dentro de pouco tempo encontraremos desastre espiritual se ignorarmos este inimigo.

O outro extremo a ser evitado é uma preocupação exagerada com satanás e seu reino. A outra estratégia de satanás é nos tornar mais conscientes do reino dele do que do Pai celestial, do Senhor Jesus, e do bendito Espírito Santo. A grande ênfase da Palavra de Deus é sobre a vitória consumada que podemos apropriar através do nosso Senhor Jesus Cristo. Mesmo reconhecendo o temível poder e astúcia do diabo, todo o teor das Escrituras afirmam que ele é um inimigo derrotado.

Um problema comum para quem está sofrendo ataques de satanás é ficar mais preocupado com pensamentos sobre como ele faz para tentá-lo, afligi-lo, ou oprimi-lo do que em meditar sobre a vitória que Cristo ganhou. Estar consciente deste perigo é um grande passo para evitar a preocupação exagerada com satanás.

O diabo é um ser espiritual, tão real e vivo quanto eu e você. Controla um vasto reino altamente estruturado de seres espirituais que têm o mesmo intento e propósito maléfico que ele tem – ou seja, de se opor à vontade e aos planos de Deus. Este vasto reino de trevas tem a humanidade como foco principal da sua estratégia.

Começando com o ataque sutil de satanás contra Adão e Eva, e por toda a Bíblia, aqueles que tinham comunhão e união vital com Deus eram justamente as pessoas que enfrentavam este inimigo na sua estratégia mais traiçoeira.

O Apóstolo Paulo parece ter experimentado na sua vida uma consciência progressivamente mais ampla a respeito das suas próprias batalhas espirituais com o diabo. Suas epístolas contem numerosas referências a estas grandes batalhas, mas a epístola aos Efésios é o manual do cristão sobre guerra espiritual contra o diabo e o seu reino. Tanto a grandiosidade do conflito, como a certeza da nossa vitória, estão claramente expostas para nós em Efésios 6.10-18. Nesse Curso consideraremos alguns princípios importantes para uma guerra eficaz contra satanás que podemos rebuscar neste texto clássico.

Levando a Palavra de Deus e

Levando a Palavra de Deus e
de Vida e Esperança aos PMs

Sede Mundial

Sede Mundial
Novo templo da ISOSED Maringá-PR

Só o Senhor é Deus

Só o Senhor é Deus
Igreja em Itapetininga-SP