Doutrina sobre Batalha Espiritual
Como resistir ao diabo
"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7).
O diabo é real. Ele imita-falsificando as coisas de Deus. As vezes, enquanto opera neste mundo, ele tem toda a aparência de um anjo de luz e por isso temos que conhecer os planos de batalha dele.
"Porque não ignoramos os seus ardis"
(1 Coríntios 2:11)
Ardil quer dizer: “astúcia”, “manha”, “artimanha”, “artifício”, “estratagema”, “ardileza”. O diabo se utiliza disso para causar:
a) Dúvida,
b) Desânimo,
c) Desencorajamento,
d) Desvio de rumo e atividade essencial,
e) Desonestidade,
f) Discórdia,
g) Desespero,
h) Depressão,
i) Derrotismo.
Portanto, para resistir vitoriosamente sobre esses ardis do inimigo, você deve fazer o seguinte:
a) Não convide o mundo para a sua casa ou para a sua vida;
b) Não cobice o mundo nem as coisas que nele há;
c) Não se conforme com o mundo. Isto é, não tome a mesma postura dele ou das pessoas não cristãs, fazendo de conta que as coisas pecaminosas desse mundo são normais hoje em dia;
d) Rejeite todo e qualquer ensinamento doutrinário que seja contrário ao da Bíblia
(1 Timóteo 4:1).
Andar na Luz do Senhor Jesus
"Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 João 1:7).
Uma pessoa pode pensar que está andando na luz, mas não está. Algumas pessoas são relaxadas nos caminhos do Senhor e por isso não conseguem resistir ao diabo e sempre estão caindo. No entanto, a realidade é que o relaxamento é a falta de obediência em fazer aquilo que Deus quer que façamos. "Andar na luz" é isso: fazer o que Deus quer que façamos. Desse modo temos comunhão e o sangue do Senhor nos purifica de todo o mal. É dessa forma, andando na luz, que conseguimos "resistir ao diabo".