Doutrina sobre Batalha Espiritual Parte I

Curso Básico de

Teologia Sistemática

* * *

Doutrina sobre Batalha Espiritual

NOSSA BATALHA

Parte I

A Bíblia Sagrada usa freqüentemente, de forma figurada, soldados e batalhas para descrever o conflito entre os servos de Deus e os seres das trevas a qual ela mesma denomina de "demônios".

Os homens que vão à guerra usam táticas de batalha para vencer o inimigo. O mesmo deve acontecer com os cristãos e a Palavra de Deus nos orienta nisso. Alguns "mestres" cristãos são contra isso; são contra o pensamento de que não devemos nos preparar para essa guerra espiritual. São contra até mesmo a expressão "soldados de Cristo", que é uma alusão àquele que faz parte desse exército espiritual de Deus.

O Apóstolo Paulo reconheceu a existência desse exército santo quando doutrinou à igreja acerca da Guerra Espiritual do Cristão:

"Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência." (2ª Coríntios 10:3-6)

A Palavra de Deus nos orienta dizendo:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo".

(Efésios 6:11).

Um dos grandes objetivos de satanás (o diabo), é se

opor aos planos de Deus, procurando impedir a realização desses planos. Para tanto, ele procura entrar na vida das pessoas e conquistar áreas de domínio. Mas aqueles que estão revestidos de toda a armadura de Deus, tem autoridade sobre ele e seus demônios, pois já foram julgados e derrotados pelo Senhor Jesus na Cruz do Calvário, estando por isso mesmo, debaixo dos pés daqueles que servem ao Deus vivo em espírito e em verdade! Entretanto, infelismente ainda existem cristãos que ainda não apanharam o suficiente do diabo, pois não tem dado crédito no que diz a Palavra de Deus e estão sofrendo por causa disso!

A Bíblia afirma que a nossa luta "não é contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Efésios 6:12).

Isso quer dizer que não adianta lutarmos com nossas próprias forças porque assim não iremos vencer, pois existem vários anjos do mau (demônios) lutando contra nós para nos afastar da presença de Deus e nos destruir...é uma força espiritual malígna que precisa ser combatida não pela força do braço ou pela inteligência humana mas pela fé, através do poder que há no nome do Senhor Jesus Cristo.

Essa força espiritual malígna, constituída pela influência dos demônios, atuam em todas as áreas da vida das pessoas que não sabem como combater esse mal:

* Área da Saúde: causando doênças e enfermidades;

* Área Conjugal: separando os cônjuges;

* Área Familiar: destruindo os membros da família e acabando com sua boa relação;

* Área Profissonal: prejudicando quem está trabalhando e quem precisa trabalhar; fechando as portas do trabalho, dificultando promoções e impedindo a pessoa de conquistar novas oportunidades de trabalho;

*Área Financeira: causando complicações financeiras e dívidas através de acidentes, roubos, deterioração de mercadorias e produtos; bloqueando o recebimento de dinheiro; impedindo que clientes comprem seus produtos ou paguem suas dívidas; enfim, impedindo todo tipo de prosperidade que poderia surgir;

*Área Emocional: causando tristeza, angustia, depressão e sofrimento, sem uma causa lógica ou natural para isso;

* Área Sentimental: impedindo que a pessoa encontre a sua outra metade ou que seja feliz em seu relacionamento;

* Área espiritual: impedindo a pessoa de receber as bênçãos espirituais em sua vida, prometidas por Deus em Sua Palavra, e também impedindo que essa mesma pessoa seja usada nas mãos de Deus para abençoar outras pessoas.

O diabo (satanás) é o inimigo declarado de Deus e dos homens. Seu ódio contra a Humanidade é visível por meio das guerras, miséria, doênças e toda espécie de maldade no mundo. A raça humana tem sido constantemente atingida e destruída pela sua ação, pois o homem, criado a imagem e semelhança de Deus é o seu principal alvo. Para satanás não há perdão, mas para o homem existe uma reconciliação com Deus através de Seu Filho Jesus Cristo, e isso o deixa furioso. Aqueles que são lavados pelo sangue do Cordeiro (Cristo) são seus maiores inimigos, porque estes possuem autoridade sobre eles através do poder que há no nome de Jesus. Assim, satanás tenta de tudo para afastar as pessoas da presença de Deus, pois fazendo isso, não terão poder sobre ele, e não tendo poder sobre ele, poderá agir então livremente causando tantas desgraças quanto puder.

Ele é a causa principal de todos os problemas e situações ruins que afligem as pessoas, principalmente os cristãos, pois a estes ele investe todo o seu poder de destruição.

Muitos cristãos tem gemido e sofrido em suas mãos porque tem lhe ignorado, isto é, não tem crido que ele realmente existe e que está permanentemente fazendo o mal. Outros por sua vez, até creem em sua existência e oram para que Deus lhe protejam, mas sofrem mesmo assim porque não dão crédito a certas passagens das Escrituras por causa do tradicionalismo religioso, e por não possuirem as armas necessárias para combatê-lo, estão constantemente sendo abatidos por ele.

Hoje, mais do que em qualquer outra geração, o mundo vive a época do demonismo. Os espíritos malígnos de que fala a Bíblia, atuam agora em todas as camadas da sociedade e buscam de todas as formas perverter o ser humano e afastá-lo da presença de Deus, e não existe hoje uma guerra mais importante para os cristãos do que contra essas forças das trevas.

Imagine acordando um dia e achando sua casa bem no meio de um campo de batalha. Com bombas explodindo ao seu redor, os disparos de metralhadoras e os gritos dos feridos, qual seria o seu primeiro pensamento? Se levantaria para ir ao serviço? Iria para a escola? Lavaria o carro? A sua primeira reação seria a sobrevivência sua e da sua família, não é?

Mesmo quando não percebemos a guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem fortes, a Bíblia descreve que o mundo é um campo de batalha espiritual (Efésios 6:12). Nós precisamos nos despertar para ver que a batalha é real!

Essa batalha não é guerra material, e sim espiritual. Então, como alguém pode sobreviver? Precisamos ser "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" (Efésios 6:10) vestindo "toda a armadura de Deus" (Efésios 6:11,13).

As instruções da Bíblia Sagrada nos fornecem aquilo que necessitamos saber para nos preparar nesse combate.

Quando batalhamos como soldados de Jesus, temos que usar as armas que a Bíblia nos fornece, e mais nada. Em Efésios 6:10-13, por exemplo, ela nos informa sobre as qualidades espirituais da nossa armadura:

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."

O cristão que não crê na existência de uma guerra espiritual nem tão pouco se preocupa em se preparar para isso, corre um sério risco! Alguns até crêem nisso, mas por falta de conhecimento da Palavra de Deus, acabam usando outro tipo de armas para lutar nessa guerra; armas que não são de Deus mas do diabo, que são: as mentiras, acusações falsas, fofoca, ciladas e estratégias políticas para ganhar ou manter poder. Essas armas são táticas carnais usadas por homens carnais através do diabo. Esses métodos não levam ninguém à obediência de Cristo, e satanás sabe disso. E por incrível que pareça, os demônios usam muitos soldados assim no meio do Povo de Deus. Por isso temos que vigiar muito sobre essa questão. Por isso o conselho é: afaste-se dessas pessoas que agem dessa forma e ore por elas!

Levando a Palavra de Deus e

Levando a Palavra de Deus e
de Vida e Esperança aos PMs

Sede Mundial

Sede Mundial
Novo templo da ISOSED Maringá-PR

Só o Senhor é Deus

Só o Senhor é Deus
Igreja em Itapetininga-SP